segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Le discipline est la victoire de la raison sur la paresse

Sim, sim. A disciplina é a vitória da razão sobre a preguiça. Lema talvez bobo, mera regrinha de autoajuda, mas que fez todo o sentido quando li em algum blog pela internet...Porque a real liberdade, o real livre arbítrio, só existe quando não se é escravo das próprias paixões, das próprias desarrazoadas vontades, gratuitas e sem nexo.
Sou (ou era) a mestre da autoindulgência, das desculpas esfarrapadas, da procrastinação. E eis que a vida entrega a conta e se torna necessário enfrentar o fruto do não-feito, do não-realizado, do tão apenas sonhado: o vazio, a não realização, a insegurança. Chegar aos quase 30 sem grandes metas, sem grandes feitos.
Porque a meta não realizada, não instrumentalizada, não é sequer sonho, mas pura fantasia, semente da frustração. E vem a surpresa: a capacidade de realizar, de atingir, de construir. De olhar o futuro sem medo, de peito aberto, pronta pra tudo - inclusive pra cair e pedir ajuda pra levantar.
Perceber que a sensibilidade e a delicadeza não são fraquezas, mas sim características naturais, intrinsecas e inatas, que fazem parte de mim, do que sou, da vida que estou a construir. Que se mostra feliz e cheia de possibilidades.