quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Aspecto físico

Eu passei minha vida toda querendo ter os cabelos encaracolados, tendo-os muito lisos desde sempre. Ter olhos azuis, verdes, mel... mas não os tão comuns castanhos. Ter a boca maior, o nariz menor, ser dez quilos mais magra, vinte centímetros mais alta. Os pés sem as marcas que o ballet me deu. A voz mais profunda. A timidez mais escassa, o bom humor abundante.
Mas nada disso sou eu.
E penso que, se fosse diferente no aspecto físico, o seria também na minha personalidade.
Tenho seios pequenos, que se encaixam muito bem com meu jeito discreto e independente, de quem não gosta de ser objetificada sexualmente como mulher, que prefere ter a inteligência reconhecida a ser mais uma "menina bonitinha".
E sou baixinha. E isso teve um tremendo efeito sobre mim. Algumas pessoas acham besteira, mas para mim é óbvio que assim seja. Dizem que os de baixa estatura são nervosos, mais ciosos de si mesmos. Posso dizer que tenho encarado a vida como um pintcher a morder os calcanhares de estranhos.
E meus olhos, embora de cor comum, são muito expressivos e excessivamente sinceros. Assim como sou toda. De uma verdade ofensiva. Que não pede licença e abre passagem, doa a quem doer.
E sou, por outro lado, fechada como uma ostra. Economizo um sorriso que é, modéstia a parte, deveras bonito. E jamais sou clara e aberta com as pessoas - salvo honrosas e poucas exceções.
Sou, assim, pura contradição. Sou mulher.
E hoje vivo em paz com meu nariz.